Coleta Seletiva será ampliada para 100% da cidade

Tangará da Serra é uma das primeiras cidades de Mato Grosso a implantar regulamente a coleta seletiva de lixo. O programa foi lançado ainda no primeiro ano de gestão do prefeito Júlio César Ladeia, em 2005. O sistema que hoje atende 9 mil residências recolhendo diariamente mais de 2 toneladas de materiais recicláveis será ampliado para 22 mil residências.

A ampliação não tem prazo definido para iniciar porque depende da aquisição de um caminhão por parte da Coopertan – Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Tangará da Serra. Para comprar o veículo a cooperativa está aguardando aprovação de um financiamento. Com mais um caminhão a cooperativa ampliará o contrato que já possui com o Município aumentando o atendimento que hoje chega a 40% das residências para 100%. O contrato tem base legal na Lei Federal 8.666/93 artigo 24 inciso 27.

Atualmente 22 famílias de coletores de materiais recicláveis são beneficiadas diretamente com renda de mais de R$ 500 mensais. Com o atendimento de toda área urbana a renda deverá aumentar, assim como o número de famílias beneficiadas deverá chegar a 50.
“Além do benefício social, com a geração de renda, a maior abrangência do programa criado pelo prefeito Júlio César irá proporcionar maior proteção ambiental com a redução dos materiais que diariamente são depositados no aterro sanitário”, explica o diretor do Samae Jefferson Luiz Lima da Silva. Atualmente o aterro recebe cerca de 1.300 toneladas de lixo por mês.

ESTRUTURA – Além do contrato com a Coopertan, o Município deverá realizar estudos – após a ampliação do projeto – para verificar a necessidade de adequações no prédio que atende os cooperados, como aquisição de equipamentos ou estrutura física.

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa