Segurança: Ladeia discute soluções com ONGs, Justiça e Imprensa

O prefeito Júlio César Ladeia recebeu o deputado estadual Wagner Ramos, o presidente da Câmara Municipal, vereador José Pereira Filho, e outros 12 clubes de serviço, instituições e organizações não-governamentais para a reunião ampliada sobre Segurança Pública. O encontro teve a presença do juiz Jacob Sauer, da juíza Tatiane Colombo, da defensora pública Sílvia Maria Ferreira, do promotor de Justiça Ari Madeira, do delegado regional Aldo da Silva Costa e do comandante regional da Polícia Militar tenente coronel Willian Douglas.

“Que cada um tem buscado fazer sua parte não temos dúvidas. Mas há problemas e nós queremos ouvir a sociedade, ouvir quem faz a gestão da segurança na cidade e juntos encontrarmos os problemas e consequentemente as soluções”, afirmou o prefeito Júlio César ao abrir a reunião.

O representante do Conselho Municipal de Segurança Pública elogiou a iniciativa do debate com a sociedade e disse que a articulação proposta pelo prefeito para envolver Executivo, Legislativo Municipal, Assembléia Legislativa, Governo do Estado e organizações não-governamentais dará resultados. “Política pública de segurança se faz com envolvimento de todos”, disse Valdemar Manrich.

Durante o encontro o prefeito recolheu 26 sugestões entre elas a realização de uma campanha de conscientização através da Mídia, a criação de uma Secretaria Municipal de Turismo (proposta que o prefeito já disse que acredita não ser viável neste momento), a construção de um local para a internação de Menores que cometeram infrações (de acordo com o juiz Jacob Sauer, o caso poderá ser resolvido com a utilização do prédio onde hoje funciona a cadeia pública – após a inauguração do novo presídio), instalação de câmeras de segurança nas principais vias de acesso da cidade, a destinação de um local adequado para os veículos apreendidos (evitando que sejam devolvidos aos infratores), construção de um albergue para presos em regime semi-aberto, a implantação de um Centro de Tratamento de Dependentes Químicos (que já está em construção), legislação municipal para obrigar bancos a instalarem câmeras de segurança internas e externas, e obrigando qualquer empresa com mais de 20 funcionários a fazerem o mesmo (na reunião o promotor Ari Madeira adiantou que para dar mais agilidade irá propor Termo de Ajustamento de Conduta aos bancos neste sentido), lei municipal obrigando as empresas vencedoras de licitações públicas a contratarem 20% de seus funcionários ex-presos, entre outras.

Para aprofundar as discussões em relação aos problemas enfrentados e as soluções propostas na reunião, foram definidos 4 Grupos de Trabalho. Grupo de Identificação de Causas, que terá como participantes todas as 33 instituições e organizações participantes do Gabinete de Gestão Integrada (GGI); Grupo de Prevenção, que terá como integrantes representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, lojas maçônicas, clubes de Rotary, Câmara de Dirigentes Lojistas, e Lions Clube; o Grupo de Acompanhamento Social, que terá como membros representantes das lojas maçônicas, clubes de Rotary, Câmara de Dirigentes Lojistas, Lions Clube, juízes, Defensoria Pública, e Secretaria Municipal de Ação Social; e o Grupo de Ações de Educativas, com representantes da Câmara Municipal, clubes de Rotary, Câmara de Dirigentes Lojistas, e Lions Clube. Todos os grupos de trabalho terão acompanhamento direto do Ministério Público.

PRESENÇA – O casal de empresários Fausto Eugênio Masson e Adriana Masson estiveram na reunião. Com a camisa que era usada por seu filho Fausto Masson na semana passada, quando foi alvejado durante assalto na Praça da Bíblia, o casal protestou contra a impunidade e pediu ações diretas no combate a criminalidade. “Queremos parabenizar a iniciativa do prefeito, dos juízes, do promotor, vereadores, deputado, mas temos que dizer o que está aqui na garganta: tem muita coisa pra ser feita e esperamos que vocês consigam porque ninguém está mais tranqüilo, porque hoje foi meu filho, amanhã pode ser o de vocês”, disse a mãe comovida.

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa