Centro de Hemodiálise será inaugurado neste sábado

Já está tudo pronto e mais uma sonhada obra pela população que será inaugurada em Tangará da Serra neste sábado, 29, às 09 horas da manhã, ao lado da Unidade Mista de Saúde. Trata-se do centro de hemodiálise, o qual estará atendendo pacientes do Município e de toda região Médio Norte.

O prédio principal tem área de 481,11 metros quadrados, enquanto que o anexo terá uma área de 63,43 metros quadrados, totalizando uma área de 544,54 metros quadrados de construção. A planta baixa foi elaborada pelos engenheiros José Roberto Castro Pinto e Silvia Andreato, da Coordenação de Obras e Reformas da Secretaria de Estado de Saúde, do Governo do Estado.

A Clínica de Nefrologia de Tangará da Serra terá abrigo para ambulância, 1 recepção, 2 consultórios, 1 sala de registro, 1 uma sala guarda pertences, 01 sala branca A, 02 salas amarela B e C com postos de enfermagem e ante-câmara e 03 salas de reuso (todas utilizadas para sessão de hemodiálise), área de pesagem, abrigo para cilindros de oxigênio e ar comprimido, 2 vestiários (masculino e feminino), 1 sala de tratamento de água, depósito, 1 copa com sala de utilidades, sala de recuperação de pacientes com espaço para macas e cadeiras de rodas, 2 banheiros adaptados para deficientes físicos (masculino e feminino), sala de apoio e sala de diretoria.

De acordo com informações passadas pela chefe de departamento de saúde, Jucélia Pereira Luz, a partir de agora, com o funcionamento do Centro de Hemodiálise, as 46 pessoas que atualmente viajam 03 vezes por semana para irem a Cuiabá e Várzea Grande, realizar os procedimentos médicos terão mais conforto não precisando se descolar do Município para a realização dos tratamentos. “De início os tratamentos serão divididos em dois turnos com os 46 pacientes que já vem realizando os procedimentos, mas a nossa expectativa é de aumento de 25% na quantia de pessoas que fazem esse tipo de tratamento num prazo de 06 meses”, explicou Jucélia.

Para o prefeito municipal, Júlio César Ladeia, este é mais um sonho que se transforma em realidade em Tangará da Serra, principalmente dos pacientes de hemodiálise. “Tudo isso é um sonho para nós, que se transformou em realidade, pois agora, depois de tanto trabalho e esforço por parte da administração, nós estamos conseguindo colocar em funcionamento está obra tão importante, principalmente para os pacientes, que precisavam se deslocar semanalmente a Cuiabá para tratamento. Tudo isso acabou a partir de agora e nós estamos muito felizes.”, disse ele.

O Instituto Nefrológico de Mato Grosso (Inemat), será a empresa que estará a frente dos trabalhos do Centro de Hemodiálise de Tangará da Serra.

Assessoria de Imprensa